VISITANTES

terça-feira, 20 de novembro de 2012

O NATAL COM SOFISTICAÇÃO TECNOLÓGICA


Zizo Mamede

ImageOs anúncios estão por toda parte. “Natal high tech – presentes de alta tecnologia”. Natal high tech: não dê presentes ruins”. Presentes high tech para o Natal a preços acessíveis. “A cidade vai ganhar decoração high tech para o Natal deste ano. – high tech é a abreviação de high technology, na língua local.

Tablets. Smartphones. IPhones. Blackberries. TVs de led. Ipods. Câmeras digitais. Headphones. Pen drives multifuncionais. Maravilhas das galáxias, vendidas pela internet ou nas prateleiras das lojas especializadas. Uma parafernália que caduca na mais tenra existência. – Vai ver que alguns desses citados já estão ultrapassados não é mesmo?

O “espírito natalino” – Assim, vale a pena antecipar o Natal. Ampliando o período das compras se evita as filas ou o corre-corre da véspera. Os grandes meios de comunicação repercutiram as feiras de tecnologia, os lançamentos e as tendências meses antes. As redes de lojas se abasteceram e em seguida contrataram as agências de publicidade para suscitar desejos cibernéticos. Daí para o passo seguinte é um passo: Um astro do futebol ou das novelas se exibe na TV com a maravilhosa mercadoria. Gente comum também aparece na telinha, conquistando a cara metade com o produto high tech, lógico! – O futuro, o ultra-mega-hiper moderno ao alcance de todos. (ou quase).

O outro lado do balcão – A movimentação no comércio é um termômetro para os humores da economia. Os analistas econômicos fazem suas previsões. As redes de comunicação anunciam a criação de mais postos de trabalho. Desempregados e subempregados correm em busca das oportunidades do rush natalino. A referência é sempre os números do Natal anterior: em termos percentuais, o que avança e o que recua, quais os efeitos no PIB (Produto Interno Bruto). Preocupação ou alívio para o Governo: mais ou menos empregos, mais ou menos 
impostos, mais ou menos aprovação popular.
Do lado de dentro, na alma – Neste tsunami de mercados, de produtos, de cores, de sons, de luzes, as pessoas se movem entre os anúncios do Natal. Carregam seus medos cotidianos e suas esperanças efêmeras. Toda essa gente segue em frente, satisfazendo as ansiedades de cada dia. Na falta de outras referências, consomem. São satisfações imediatas voláteis para o vazio de cada dia. 

E o Natal já chegou! O importante mesmo é presentear e ser presenteado.

Para ser chique tem que ser presente de alta tecnologia. – Natal High Tech portanto! Porque em inglês é mais chique.

O ano que vem tem mais.

Nenhum comentário:

Poderá também gostar de:

2leep.com
 

Envie Matérias para serem publicadas neste Blog

Titulo da Postagem:

Link da Postagem

E-Mail (nao sera exibido):

Link da Foto

Informapb Copyright © 2009 Community is Designed by Bie Converted To Community Galleria by Cool Tricks N Tips