VISITANTES

domingo, 7 de outubro de 2012

Eleições na Paraíba terminam marcadas por tranquilidade


Marcos Cavalcanti de Albuquerque, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) (Foto: Inaê Teles/G1)Quatro ocorrências de crimes eleitorais foram confirmadas pelo TRE.
Ginásio Ronaldão teve movimento baixo neste domingo (7).

Marcos Cavalcanti de Albuquerque, presidente
do TRE-PB (Foto: Inaê Teles/G1)
O dia do pleito municipal na Paraíba chegou ao fim apenas com ocorrências pontuais e foi marcado por tranquilidade, principalmente na capital João Pessoa. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Marcos Cavalcanti, avaliou a eleição deste domingo como muito tranquila.

Ele ressaltou que foram registrados poucos problemas em urnas e que poucas prisões por crime eleitoral aconteceram em todo o Estado. “A votação foi muito tranquila de Cabedelo a Cajazeiras, o cenário foi de tranquilidade em todo o Estado”, disse Marcos Cavalcanti. Segundo ele, todas as seções funcionaram e as urnas que apresentaram defeito e precisaram ser trocadas não correspondem nem a um 1% do total das máquinas que foram utilizadas pelo TRE nas 223 cidades da Paraíba. Ele também destacou as atuações das forças de segurança durante o pleito.

"A Polícia Militar e a Polícia Federal agiram e coibiram os possíveis crimes eleitorais. Foram registradas pouquissimas prisões", completou o presidente do TRE.

Segundo o Centro de Controle, do Tribunal Eleitoral da Paraíba, três ocorrências de crimes eleitorais foram confirmadas na Região Metropolitana de João Pessoa. Os dados mostram que uma pessoa foi presa por boca de urna no bairro do Valentina, três por aliciamento na Vila Feliz, em Cabedelo, e um homem por injuriar um segurança do governador Ricardo Coutinho durante o dia.
Suspeito negou crime e foi encaminhado para o TRE-PB, responsável pela configuração ou não do crime de boca de urna (Foto: Walter Paparazzo/G1)Suspeito negou crime e foi encaminhado para o
de boca de urna (Foto: Walter Paparazzo/G1)
No ginásio Ronaldo Cunha Lima, conhecido como Ronaldão, o movimento foi baixo neste domingo. O local é usado durante os dias de eleição como local de detenção para aquelas pessoas que cometerem algum tipo de crime eleitoral, mas apenas quatro pessoas foram detidas e levadas até lá, para prestar depoimento. Todos as pessoas detidas foram liberadas antes do final do dia.

O Centro Integrado de Operações Policiais informou que as delegacias distritais ficaram abertas e que muitos casos foram resolvidos lá mesmo, o que diminuiu o movimento no ginásio. Segundo a Secretaria de Comunicação do estado (Secom-PB), os Centros de Comando e Controle instalados nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos registraram até as 15h, 26 denúncias de crimes eleitorais.

Em Sapé, na Zona da Mata paraibana, um candidato à Prefeitura foi detido no final da manhã. Juscelino do Peixe (PRB), segundo a Polícia Civil, teria desacatado uma portaria da Justiça Eleitoral do município que impediria a permanência dos candidatos nas seções eleitorais. De acordo com o delegado Lourival Portela, da Delegacia de Sapé, o candidato, após votar, teria visitado seções eleitorais para cumprimentar eleitores. O delegado disse que ele foi levado para a delegacia, foi ouvido e depois e liberado. Segundo Lourival, foi aberto um procedimento que será encaminhado à Justiça Eleitoral.

Em Patos, uma pessoa foi presa após ser flagrada fazendo doação de combustível em troca de votos, conforme informou o delegado Gilson Duarte Rosas, que coordena o trabalho realizado pela Polícia Civil na cidade. O caso de corrupção eleitoral foi encaminhado às autoridades da Polícia Federal. As principais denúncias recebidas pelo Centro de Comando e Controle de Patos são relativas à panfletagem, compra de voto e boca de urna.
Urnas
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), ao todo foram substituídas 72 urnas eletrônicas que apresentaram defeito em todo o estado. Todas foram trocadas por urnas eletrônicas de contingência. De acordo com a assessoria de imprensa do TRE-PB, nas eleições 2012 o número total de urnas eletrônicas chega a 10.975

Votação
A Paraíba tem 2.865.819 eleitores divididos em 223 municípios, sendo 480.237 em João Pessoa e 280.207 em Campina Grande. O número de abstenções ainda não foram divulgados. Segundo a Secretaria de Comunicação do estado (Secom-PB), 90 detentos estariam aptos a votar. Ao todo, são 65 detentas da Penitenciária Feminina Maria Júlia Maranhão (Bom Pastor) e 25 detentos do Presídio Desembargador Flósculo da Nóbrega (Presídio do Róger), ambos localizados em João Pessoa.

Nenhum comentário:

Poderá também gostar de:

2leep.com
 

Envie Matérias para serem publicadas neste Blog

Titulo da Postagem:

Link da Postagem

E-Mail (nao sera exibido):

Link da Foto

Informapb Copyright © 2009 Community is Designed by Bie Converted To Community Galleria by Cool Tricks N Tips