Com 4.200 km de ponta a ponta e espremido entre a Cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico, o Chile é um dos países mais compridos do mundo, talvez por isso, por sua continuação, seja a busca de uma infinidade de casais que querem passar uma longa parte de suas vidas juntos. Tal constatação lhe rende, ainda, outra característica: é uma terra de extremos, dada a imensa variedade de paisagens e climas em todo o território. O norte, desértico, se opõe completamente à gelada região sul.
Deserto do Atacama
É essa diversidade climática e geográfica, formada por montanhas, lagos, vulcões e desertos, que faz deste um lugar tão especial, repleto de atrações turísticas, como o Deserto do Atacama, os Lagos Andinos, a famosa Ilha de Páscoa e a capital do país, Santiago do Chile.
Portillo – Santiago do Chile
Ao norte, a 2.243 metros do nível do mar, está o Deserto do Atacama, a região mais árida do planeta, que, de tão seca, tem solo impermeável comparado ao de Marte. O deserto fica próximo ao povoado de San Pedro de Atacama, considerado capital arqueológica do país, pois ainda guarda tradições dos povos andinos que ali viveram há milhares de anos. No Atacama, a paisagem deslumbrante já valeria uma visita. Entretanto, o destino oferece, ainda, passeios em meio a vulcões, cânions, salinas, águas termais e gêiseres.
Tongariki – Ilha de Páscoa
A capital do país, por sua vez, impressiona à primeira vista. Afinal, é uma grande cidade aos pés da imensa Cordilheira dos Andes. E, ao contrário do que se pensa, Santiago do Chile tem várias opções de lazer, além das famosas estações de esqui que atraem muitos turistas, principalmente, brasileiros. Parques, museus, restaurantes e vinhedos são apenas algumas dentre tantas sugestões.
Vale de Vinhedos
Na direção sul do país, quase na divisa com a Argentina, encontra-se a região dos Lagos Andinos, uma paisagem selvagem, formada por lagos e vulcões. As cidades de Puerto Montt e Puerto Varas são as mais conhecidas e estão distantes apenas 20 km uma da outra. De ambas é possível observar o imponente – e adormecido – vulcão Osorno, com seus 2.261 metros de altura.
Puerto Montt, na região dos Lagos Andinos
Mas é a 3.700 km da costa da América do Sul, na Polinésia Oriental, que o Chile guarda uma de suas paisagens mais impressionantes: a Ilha de Páscoa, o lugar mais distante do planeta.Segundo conta a história, o local teria se formado a partir de explosões vulcânicas há milhares de anos. E é lá, nesta pequena área de quase 170 km2, onde estão espalhadas centenas de estátuas gigantes feitas com rochas vulcânicas – os Moai –que fazem referência aos rapa nui, povo que habita a ilha.
Moais na Ilha de Páscoa
Mergulho na Ilha de Páscoa
Nenhum comentário:
Postar um comentário