Sarney disse que os líderes protocolaram o pedido
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), convocou para as 12h desta quarta-feira, dia 19, a sessão do Congresso para apreciar os mais de três mil vetos presidenciais acumulados na fila. A medida visa a liberar o veto da presidente Dilma Rousseff sobre a Lei dos Royalties para votação.
“Vai ser amanhã. Eu não tomaria por mim a iniciativa. Os líderes, todos eles, me pediram através do requerimento, da Câmara e Senado, que convocasse uma sessão para amanhã [quarta] para a finalidade dos vetos”, anunciou Sarney na terça-feira, dia 18, à noite, depois que líderes partidários protocolaram na Mesa Diretora do Congresso um requerimento com o pedido de convocação.
Como não é permitida a votação em bloco, um resumo de cada um dos vetos será impresso e distribuído aos 594 parlamentares, que terão de anotar sim, não ou abstenção para cada um deles.
A manobra tenta driblar a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, que acatou o pedido das bancadas do Rio de Janeiro e determinou que o caso só deve ser analisado depois que os parlamentares votarem os 3.060 vetos mais antigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário