Organização do evento espera que 16 mil pessoas
visitem a quinta-feira Feira do Empreendedor
(Foto: Jorge Machado/ G1 PB)
A expectativa da organização é de que passem pelo evento 16 mil pessoas.Um livro com 13 tendências de mercado é uma das novidades.A Feira do Empreendedor que teve início na quarta-feira (19) e vai até domingo (22), em João Pessoa, é uma oportunidade de troca de ideias e de geração de negócios. Uma das novidades da quinta edição do evento é o lançamento de um flipbook (livro digital) com as 13 tendências de negócio que, segundo a coordenadora do evento, Nelijane Ricarte, têm tudo para dar certo. De acordo com ela, a expectativa é de que 16 mil pessoas passem pelo evento.
O forte da feira nesta edição é apostar em inovação e sustentabilidade. “Sustentabilidade não apenas no sentido ecológico, mas no sentido empresarial e até social. Sem esse conceito, o empreendedorismo não tem a fortaleza que deve ter”, explicou Ricarte.Durante os quatro dias de realização da Feira do Empreendedor, serão ministradas mais de cem palestras e 60 oficinas. “É uma oportunidade de o empreendedor paraibano ver ideias inéditas ou ideias que estão dando certo, o que é melhor”, disse Nelijane Ricarte, que destacou ainda o que chamou de satisfatória sobrevivência dos negócios paraibanos após a feira.
Os potenciais empreendedores, os micro e pequenos empresários e os empreendedores individuais são o público-alvo do evento. De acordo com dados da Receita Federal, a Paraíba tem 112 mil micro e pequenas empresas e empreendedores individuais. “Por isso, a importância desse público se capacitar, receber orientações úteis para a gestação de seus negócios”, explicou Ricarte.
Para a Copa do Mundo de 2014, também não faltam ideias. De olho no mundial de futebol, o Sebrae elenca algumas ideias. Por exemplo, já pensou em montar uma loja virtual de tickets para eventos e atrações culturais? Ou montar uma empresa de receptivo e transporte para os jogos?Flipbook
O livro, em formato digital, mostra as cem oportunidades de negócios inovadores e sustentáveis da Paraíba. Por exemplo, já pensou em criar um negócio de plano particular para saúde animal? Ou um negócio de serviços funerários e de sepultamento para animais? Mas as ideias que já estão sendo postas em prática ou que ainda vão ser não param por aí.
O livro, em formato digital, mostra as cem oportunidades de negócios inovadores e sustentáveis da Paraíba. Por exemplo, já pensou em criar um negócio de plano particular para saúde animal? Ou um negócio de serviços funerários e de sepultamento para animais? Mas as ideias que já estão sendo postas em prática ou que ainda vão ser não param por aí.
As 13 tendências de negócios que têm espaço para serem exploradas, de acordo com o Sebrae, são: pet, crianças, econegócios, saúde, moda, terceira idade, educação, qualidade de vida, beleza e bem-estar, mundo digital, Copa do Mundo de 2014, alimentação e oportunidades mistas.
Histórias que deram certo
Norma Melo, microempresária, se considera autodidata. “Aprendi a fabricar embalagens para presentes sozinha”, conta com orgulho expresso nos olhos.
Norma Melo, microempresária, se considera autodidata. “Aprendi a fabricar embalagens para presentes sozinha”, conta com orgulho expresso nos olhos.
Há 18 anos, montou a própria empresa. Segundo ela, pioneira em João Pessoa. Hoje, faz questão de ministrar uma oficina para a confecção de embalagens para presentes confeccionadas com papel duplex.
Se ela ensina a fazer as embalagens, o segredo do sucesso não faz questão de esconder. “As vacas gordas para esse tipo de empreendedorismo ocorrem apenas de maneira sazonal: Dias dos Namorados, Dia das Mães, dos Pais. Para que o negócio dê certo, é preciso saber administrar, fazer uma boa gestão”, contou.
Para uma boa gestão, dona Norma explica que não se resume apenas à parte financeira. “É necessário ter atendimento, preço e inovação”.
A estudante Marlécia Barreto, de 19 anos, trabalha numa empresa de embalagens. Participar da oficina ministrada por dona Norma é uma oportunidade. “Oportunidade de lá, na empresa, eu mostrar inovação, trazer algo diferenciado à minha atividade”, disse.
Outra história de sucesso é a de Chico Neto. O microempreendedor, há um ano, começou a fazer móveis apenas por hobby. Os amigos começaram a comprar. O que acabou sendo o entusiasmo que faltava para ele deixar um emprego de 12 anos.
“Mesmo fazendo um móvel a cada dois dias, de forma bem artesanal, consigo sobreviver muito bem. Participar de um evento como esse é uma oportunidade de ampliar a minha rede de negócios”, afirmou.
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