Noel Salgueiro Nevarez é acusado de mortes, sequestros e extorsãoAs forças de segurança mexicanas anunciaram nesta quarta-feira a prisão de um homem acusado de ser um dos chefes de um dos mais poderosos cartéis de drogas do país.
Noel Salgueiro Nevarez, 54, apelidado de "El Flaco Salgueiro", é suspeito de comandar as operações do cartel de Sinaloa no norte do Estado de Chihuahua, um dos mais afetados pela onda de narcoviolência no país.
O porta-voz afirmou também que Salgueiro comandava uma gangue que extorquia comerciantes de Ciudad Juarez, praticava sequestros para financiar o tráfico e torturava e matava membros do cartel rival Juarez.
Um porta-voz do Ministério da Defesa acusou Salgueiro de responsabilidade em grande parte dos episódios de violência ocorridos na conflagrada Ciudad Juarez.
Só no ano passado, os duelos entre as duas gangues são apontados como responsáveis pela maioria dos 3 mil assassinatos registrados na cidade.
Recompensa
O governo mexicano oferecia uma recompensa de 3 milhões de pesos (R$ 405 mil) para quem fornecesse informações sobre Salgueiro, que chegou a fazer parte da lista de pessoas mais poderosas do mundo da revista Forbes, dois anos atrás.
O Exército do país disse que a prisão do suspeito foi feita em uma operação premeditada, e autoridades afirmaram que a detenção pode enfraquecer a atuação do cartel.







Nenhum comentário:
Postar um comentário