Neste final de semana, sábado (29) e domingo (30), o planeta Júpiter estará em sua aproximação máxima com a Terra e poderá ser observado do Terraço Panorâmico na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes no domingo, a partir das 18h30. A observação é aberta ao público e está dependente das condições do tempo.
O fenômeno, chamado oposição, ocorre uma vez ao ano e se dá quando o planeta Terra fica alinhado entre o Sol e Júpiter, permitindo melhor visualização. O maior planeta do sistema solar possui massa 318 vezes maior do que o nosso planeta e, com a observação por telescópio, será possível ver sua característica atmosfera dividida em faixas e a grande mancha vermelha, uma forma oval de tonalidade avermelhada com o diâmetro quase duas vezes maior do que o da Terra, onde ocorrem incessantes tempestades.
As observações serão feitas utilizando os telescópios da Estação Cabo Branco, são seis no total entre diversos tipos e alcances. O público terá a orientação de monitores e do astrônomo da Estação, Marcos Jerônimo. O planeta Vênus, a Estrela D'Alva, também está entrando no seu período de melhor visualização e também será possível observá-lo.
O Laboratório de Astronomia da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, promove, além das observações, o ensino das funcionalidades dos instrumentos astronômicos, telescópios, binóculos e seções no Planetário. No mês de novembro retorna o Projeto Venha Ver a Lua, que permite à população a observação da lua no Terraço Panorâmico até dois dias depois da lua cheia.
Serviço:
Observação Planetária
Facilitador: Marcos Jerônimo
Dia: Domingo (30)
Hora: 18h30min
Local: Terraço Panorâmico – Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes – Altiplano.
Secom PMJP
Nenhum comentário:
Postar um comentário