Segundo os cálculos da ONU, dia 31 de Outubro. Isso será um marco para a humanidade que esgota cada dia mais os recursos ambientais disponíveis.
Alguns especialistas dizem que os dados da ONU podem estar desatualizados e não serem muito confiáveis, pois existe suspeita de que milhões de nascimentos e mortes não foram contabilizados, com grande incerteza sobre a taxa de mulheres no planeta que estarão dando a luz no dia 31.
O “dia do 7 bilhões”, data chamada em comemoração ao nascimento do ser humano de número 7.000.000.000ª não é tão importante assim, pois a questão primordial ainda fica sem resposta: a população humana continuará crescendo deliberadamente ou vamos começar a debater o assunto para entendermos os limites deste crescimento? |
Segundo publicação da revista Newscientist, Wolfgang Lutz do Instituto de Demografia de Viena, declarou que a ONU está sob grande pressão política para desconsiderar dados oficiais e afirmar que ainda este ano nascerá o “sortudo” 7.000.000.000ª. Muitos especialistas dizem que é possível que não cheguemos a atingir este número antes do início de 2013, e de acordo com estimativas de baixa natalidade é possível estimar que, com otimismo, não cheguemos a atingir esta marca antes de 2020.
Apesar das críticas, a diretora da divisão de populações da ONU, Hania Zlotnik, defendeu seus dados com veemência, mas concorda com análises que a data informada pode sofrer variações de alguns meses até um ano. A população mundial tem sofrido um declínio dramático na fertilidade nos últimos anos.
Podemos pegar a China como exemplo. Dados do censo do país mostraram que a média das mulheres possuem 1,2 filhos, mas isso não diz muito sobre os problemas vigentes. Sabemos que é um país onde existem proibições para que as famílias não tenham muitos filhos, o que provoca a suspeita de existirem milhões de crianças que vivem na “clandestinidade”, advindos de famílias que fazem de tudo para escondê-los, fugindo da polícia do filho-único.
O futuro demográfico da Índia é ainda mais incerto. A ONU estima que a população deste país alcance aproximadamente 1,7 bilhão de pessoas até 2050, ultrapassando a China.
Todas estas análises são em suma importantes para o nosso planeta. No início de 2011, a ONU aumentou a sua estimativa da previsão da população futura, dizendo que podemos chegar a 10 bilhões de pessoas até 2100. Especialistas rebatem os dados dizendo que não existem evidências suficientes para tal afirmação e tudo parece meio incerto ao tentar estimar o crescimento populacional humano.
Mais do que prever quantos humanos existirão na Terra daqui a 10 ou 500 anos, precisamos ter consciência e responder a pergunta que não quer calar: a Terra vai aguentar até quando?
>>>Espalhe esta matéria para seus amigos no facebook, twitter ou orkut!
Nenhum comentário:
Postar um comentário