VISITANTES

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Ex-taxista se torna a primeira pessoa mumificada como no Egito


DivulgaçãoForam usadas as mesmas técnicas do Egito Antigo
Um ex-motorista de táxi é a primeira pessoa mumificada em três mil anos com as técnicas aplicadas no Egito Antigo. Após saber que o estágio de um câncer estava muito avançado, o inglês Alan Billis, 61, encontrou nos classificados de um jornal uma chance de ficar eternizado: um anúncio dizia que cientistas procuravam um doador interessado em ter o corpo mumificado após a morte. Ele então se candidatou à vaga.

Registrando o processo de transformação de Billis por meses, o documentário "Mummifying Alan: Egipyt`s Last Secret (Mimificando Alan: O ùltimo segredo do Egito) mostrará aos britânicos as técnicas usadas pelos egípcios na hora de preservar o copro humano por séculos.

Durante 19 anos, o especialista Stephen Buckley analisou múmias e amostras de tecidos antes de aplicar seus conhecimentos no corpor de Billis. A cobaia foi coberta com óleos e o seu corpo ficou imerso em banho de sal cerca de um mês para poder desidratá-lo. Em seguida, ele foi submetido ao tecido (aquele comuns em múmias), protegido de luz e de insetos. Depois de três meses, a múmia já estava pronta e o processo findado.

"A pele tinha essa aparência de couro, o que indica que ele estava completamente mumificado. Isso me deixa completamente seguro de que seus tecidos foram mumificados corretamente e de forma muito bem sucedida", disse o patologista forense Peter Vanezis, que participou do programa.

Alan Billis ficou motivado com a possibilidade de virar uma lenda até mesmo para sua família, principalmente para os netos. "Talvez isso dê a eles uma ideia de quem foi seu avô. Não sei. Eles provavelmente vão contar a alguém na escola que `meu avô é um faraó`", disse.

Mesmo relutando contra a ideia de ter o marido mumificado, Jan, sua esposa, aceitou a decisão e após seis meses foi visitar o corpo de Alan em outro formato. Os cientistas acreditam que as técnicas utilizadas no experimento podem ser úteis para o desenvolvimento de uma alternativa ao formol para a preservação de tecidos.

Nenhum comentário:

Poderá também gostar de:

2leep.com
 

Envie Matérias para serem publicadas neste Blog

Titulo da Postagem:

Link da Postagem

E-Mail (nao sera exibido):

Link da Foto

Informapb Copyright © 2009 Community is Designed by Bie Converted To Community Galleria by Cool Tricks N Tips