Jean-Pierre Bel, líder da bancada socialista, foi eleito neste sábado presidente do Senado francês. É o primeiro socialista que chegou a este posto, uma semana depois da mudança histórica do parlamento, agora com maioria da esquerda.
O senador da cidade de Ariège, pouco conhecido pelo grande público, é aos 59 anos a segunda pessoa mais importante do Estado francês.
Ele foi eleito no primeiro turno com 179 votos contra 134 votos para o atual presidente da UMP (direita) Gérard Larcher e 29 votos para a centrista Valérie Létard.
Obteve assim 7 votos a mais que a maioria absoluta de votos computados. O resultado foi anunciado em uma sessão pública pelo decano do Senado, o presidente do Partido Comunista Paul Vergès, de 86 anos.
A eleição de Bel à liderança do Senado era esperada depois que esta instituição, encarregada junto da Assembleia Nacional de examinar e votar as leis e tratados, seguiu a direção da esquerda no último domingo.
O "terremoto" político, já que o Senado era controlado pela direita desde 1958, é um sério aviso para o presidente Nicolas Sarkozy antes da eleição presidencial de abril e maio de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário