VISITANTES

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Premiê grego se reúne com líderes europeus para discutir resgate

Premiê grego e presidente do Conselho Europeu Foto: Reuters

Papandreou se reúne com Van Rompuy nesta sexta-feira em Varsóvia

O primeiro-ministro grego, George Papandreou, se reúne nesta sexta-feira com líderes europeus, enquanto as negociações sobre o pagamento da próxima parcela do empréstimo internacional ao país continuam em Atenas.
Papandreou se encontra com o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, em Varsóvia, antes de viajar a Paris para conversas com o presidente francês, Nicolas Sarkozy.

As reformas levaram a protestos nas ruas da capital esta semana, já que muitos gregos acham que elas causarão uma recessão ainda maior.
Segundo analistas, o premiê grego tenta convencer os líderes de que seu país tem condições de implementar o duro programa de cortes de gastos e aumento de impostos exigido de credores internacionais para tentar equilibrar as contas do país.
Mas as medidas foram uma exigência da Comissão Europeia, do Banco Central Europeu e do FMI para garantir o pagamento da parcela de 8 bilhões de euros (R$ 20 bilhões), que visa impedir que a Grécia tenha de decretar a moratória.
Inspetores internacionais continuam em Atenas para avaliar o progresso grego no controle de seus níveis de endividamento.
Plano franco-alemão
O presidente Sarkozy disse que, após o encontro com Papandreou, vai anunciar uma estratégia franco-alemã para apoiar países endividados.
A França e a Alemanha juntas representam cerca de metade da economia da zona do euro, formada por 17 países.
"É muito importante que o eixo franco-alemão seja ouvido sobre a implementação concreta das decisões tomadas no fim de julho (sobre um segundo pacote de ajuda financeira à Grécia)", disse Sarkozy.
Desde a decisão de oferecer um segundo pacote ao país, o governo grego teve dificuldade de atingir suas metas no combate ao déficit orçamentário, aumentando os temores de moratória.
Na quinta-feira, o parlamento alemão aprovou a ampliação do fundo de auxílio destinado aos países da zona do euro, conhecido como Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), decisão que foi bem recebida em Atenas.
O presidente Sarkozy também parabenizou a chanceler alemã, Angela Merkel, dizendo que a aprovação é um passo essencial para a estabilização da zona do euro.
Apesar disso, muitos analistas acreditam que a estratégia de ajuda à Grécia precisa de ajustes urgentes, em parte porque o contágio da crise da dívida já não seria mais apenas uma ameaça para outros países do grupo, mas uma realidade.

Nenhum comentário:

Poderá também gostar de:

2leep.com
 

Envie Matérias para serem publicadas neste Blog

Titulo da Postagem:

Link da Postagem

E-Mail (nao sera exibido):

Link da Foto

Informapb Copyright © 2009 Community is Designed by Bie Converted To Community Galleria by Cool Tricks N Tips